jusbrasil.com.br
25 de Junho de 2021

Esse texto é para você, que está pensando em desistir.

Rafaela Cortina, Advogado
Publicado por Rafaela Cortina
há 7 meses

Eu sempre escrevo muitos textos por aqui sobre como me tornei advogada ou sobre como enxergo a vida de um advogado como uma verdadeira "missão". Mas nunca contei para vocês como eu desisti - literalmente - de advogar por dois anos.

Em 2015 eu ainda era funcionária pública da Prefeitura da minha cidade e resolvi começar a advogar na área de execução penal. O começo foi árduo, conquistando um cliente de cada vez, até que com muito empenho e dedicação eu já tinha clientes para encher uma agenda.

Contudo, o nosso sucesso profissional vem sempre rodeado de certa inveja por parte de alguns profissionais, e assim aconteceu comigo. Comecei a ser bombardeada por todo o tipo de denúncias de favorecimento e coisas que nem vale a pena lembrar. Eu fui denunciada na OAB da minha cidade e também no Ministério Público, denúncias que foram devidamente arquivadas, eis que ausentes quaisquer indícios de irregularidades.

Embora tudo tenha sido arquivado, emocionalmente foi um balde de água fria, congelante. Eu havia me tornado advogada há meses e não sabia lidar com essas situações. Eu principalmente não entendia porque alguém poderia querer me prejudicar.

E assim foi por dois anos. Eu desisti. Eu deixei que as dificuldades fossem maior do que o meu sonho, do que a minha luta em me formar e passar na OAB, de ter um futuro melhor.

Então aqui estão algumas dicas para te motivar a vencer, se você realmente quiser.

1. PORQUE VOCÊ COMEÇOU TUDO ISSO, AFINAL ?

Antes de qualquer coisa, pense a respeito dos motivos que te levaram a iniciar essa jornada. Era teu sonho ? foi por motivos financeiros ? foi para ter um futuro melhor para você e para a tua família ?

Independente do motivo, saiba que sim, você pode continuar e você pode vencer, até mesmo porque não seria justo com você e com os anos que você usou tentando isso que você tem hoje.

Será que você tentou realmente tudo o que poderia ou está desistindo fácil demais? Você está desistindo pelos motivos certos ?

2. ESPELHE-SE NOS MELHORES.

Se você perguntar a uma pessoa bem sucedida na advocacia o que ela acha a respeito ela te dará ótimas dicas e encorajamento. Experimenta perguntar para alguém que desistiu dela e você terá um péssimo ponto de vista.

A maneira como esses dois grupos de pessoas enxergam a vida é totalmente diferente. Enquanto o primeiro grupo fala que ainda existe um campo enorme inexplorado o outro grupo dirá que já tem muitos advogados, que não dá mais dinheiro...

Então se você quiser ter sucesso, encontra alguém e se espelha nessa pessoa. Enxergue como essa pessoa, tenha um diferencial que te distinga dos outros. O mundo não está cheio de advogados, está cheio de advogados iguais.

3. NÃO CONTE SEUS PLANOS E PROJETOS

Essa dica não é só para a advocacia, é para tudo. Não conte os seus planos à ninguém até que você possa apresentar os resultados. Há muitas pessoas que intencionalmente ou não terão inveja daquilo que você for fazer, e ficarão à espreita, esperando o momento certo para falar sobre todas as coisas que poderão dar errado.

Guarde tudo para você ou para aqueles em quem você realmente confia.

4. NÃO FAÇA COMPARAÇÕES INÚTEIS. NEM TUDO O QUE PARECE É.

Não se compare ao seu colega advogado que trocou de carro ou que está viajando pelo Caribe ou com aquele que parece estar muito bem sucedido. Acredite, nem tudo o que parece é e isso pode ser apenas uma estratégia de marketing.

5. ACABE COM OS PENSAMENTOS PESSIMISTAS. SEJA GRATO

Pare imediatamente de pensar em tudo o que pode dar errado ou no dinheiro que você não tem. Um dos segredos da felicidade é ser realmente grato pelo que nós temos, mesmo que seja pouco ou mesmo que estejamos no início.

Pense positivamente. Emane positividade e a vida fluirá melhor.

“É impossível viver sem fracassar em algo, a não ser que você viva tão cautelosamente que é como se você nem estivesse vivendo — o que também é um fracasso.” J. K. Rowling, escritora britânica

6. NINGUÉM AGRADA TODO MUNDO. LEMBRE-SE SEMPRE DISSO.

Quando você for atacado por críticas e injustiças mantenha-se firme, sem se deixar abalar. Uma coisa que me ajuda muito nessas situações é pensar: Essa pessoa que está me criticando pode me oferecer algo a mais do que isso ? se a resposta for negativa, perdoe-a.

Você precisa saber com todas as forças do seu coração quem você realmente é, e quando aprender isso, bastará.

7. NÃO VAMOS GANHAR TODAS, MAS O IMPORTANTE É ESTAR AO LADO DO CLIENTE, NO PRIMEIRO OU ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA

Nunca prometa ao seu cliente amor eterno ou processo ganho. Não somos juízes e não julgamos os processos. Somos a defesa e nosso trabalho é fazer o melhor que pudermos pelos nossos clientes.

Tente ser diferente, fuja dos estereótipos. Não precisa vestir terno para ser advogado. Não precisa ter um escritório maravilhoso para ser advogado.

Precisa ser humano, resiliente, ir além do óbvio, amar a causa, brigar pela justiça, defender como você gostaria de ser defendido.

E aí, está pronto para recomeçar ?

Quer ver mais textos ? Acesse https://rafaelacortina.com.br

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá Dra, boa tarde!

Me identifiquei com alguns pontos do texto, principalmente no fato de que muitas pessoas, sendo eles colegas ou pessoas que estão do lado contrário daquele em que atuamos nos perseguem, sem razão nenhuma, talvez pelo simples motivo de você estar defendendo os direitos do seu cliente.

O fato é que "Advogar" requer coragem, convicção e uma fé inabalável, sem esses atributos você entrega os pontos.

Excelente texto.

Abraços continuar lendo

Lindo seu texto! continuar lendo

Que bom que gostou!!! continuar lendo

parabéns pelas sábias palavras, serve para todas as profissões... continuar lendo

Muito grata pelo comentário ! continuar lendo

Você quer realizar seus sonhos?

Quer se trate de comprar um terreno, comprar uma casa, construir um novo edifício, renovar, comprar um apartamento, mobiliário ou um edifício comercial ...

Email: viscoignazio613@gmail.com continuar lendo

Obrigada pelas belas palavras continuar lendo